quarta-feira, 13 de abril de 2011

O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro?

"EXPLICO: o que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem". (ALVES, R. 2000: 24-25).

Alunos dos primeiros anos: Postar comentários pessoais a respeito desse texto para nota da on-line.
NÃO ACEITAREI COMENTARIOS IGUAIS.

61 comentários:

  1. Esse texto quiz dizer que todas as pessoas estão ligadas de alguma forma, ou seja , cada um ajuda o próximo , e assim sucessivamente, por isso temos que cultivar nossas amizades sem ficarmos preso um ao outro, pois no mundo que vivemos é muito fácil perder pessoas que amamos. É preciso dedicação entre as pessoas para mantermos uma amizade sadia . Temos que cuidar do nosso para que sempre ele esteje sempre saudáveis !

    Serie : 1°M2

    ResponderExcluir
  2. Esse texto nos faz refletir sobre o fato da necessidade de ser plantada uma semente para que algo exista. O homem reflete em suas atitudes o que ele pensa, e toda uma sociedade reflete as atitudes de seus componentes.Por exemplo: Como pode existir uma sociedade fraterna,solidária, se nas pessoas que formam essa sociedade não existe amor?
    Por isso o jardineiro vem primeiro. Tudo começa na forma como as pessoas pensam. Se as pessoas estiverem cheia de ódio mas cedo ou mais tarde o ódio refletirá na sociedade. Porém se nas pessoas não existir ódio este desaparecerá.

    Essa é a minha interpretação.

    Aluna: Mayara Marques
    Turma: 1M3

    ResponderExcluir
  3. Isabela Bernardes 1m1

    O que leva a pensar nesse texto é que uma sociedade é formada de acordo com que cada individuo pensa e/ou age. Qualquer ação do ser humano começa com um pensamento sobre essa ação. Por exemplo, se o jardineiro plantar rosas, cresceram rosas, mas se plantar margaridas, nascerá margaridas.
    P.S: professora, gostaria de me desculpar por postar o comentário mais tarde. Devido a configuração do computador, alguns sites não abriram. Espero que aceite meu comentário.
    Gostei mesmo da mensagem.

    ResponderExcluir
  4. Tudo começa com a gente (os jardineiros) e com isso pensamos em coisas que modificam tanto para bom como para ruim o nosso jardim que é a vida. Se pensamos ou fazemos coisas ruins acontecerão coisas ruins, com isso, prejudicando nosso jardim que pode desaparecer, mas se fizarmos coisas boas nosso jardim sera bonito. E o que faz uma messoa ser boa ou ruim são seus atos, atos esses que podem prejudicar ou melhorar a sua ou a vida de alguém, portanto, devemos sempre praticar boas ações para sermos e fazermos as pessoas felizes, pois a vida é curta.

    Mayana Horst.
    1º M1.

    ResponderExcluir
  5. O texto quiz dizer que: tudo começa a partir de nossas ações, nós colhemos o que plantamos. O homem faz o que pensa. Tudo começa a partir de nós(jardineiros), e após vem o jardim(ações).

    Iago Leão
    1°M2

    ResponderExcluir
  6. Tudo que plantamos, logo vamos colher. Se plantamos coisas boas, vamos colher coisas boas, se plantamos coisas ruins, colheremos coisas ruins. Nossos pensamentos, nossas atitudes são nossa marca registrada.

    Aluna: Welma Pereira
    Série: 1ºM2

    ResponderExcluir
  7. O texto que mostrar que tudo é relacionado a algo. Pra poder acontecer algo tem que ter alguem pra poder fazer.Tudo precisa de alguma coisa importante pra acontecer.

    Ricardo Silva
    1ºM1

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O texto quer dizer, que se não fizemos a nossa parte, nunca irá acontecer oque esperamos que aconteça. Não podemos sempre esperar que outras pessoas iram começar a, como exemplo, fazer um mundo melhor, se formos pensar assim nunca sairemos do canto. Temos que lembra que tudo depende dos nossos atos, e um a um formaremos um grande "jardim", tudo depende de nos mesmo. Oque plantamos, vamos colher.

    Aluna: Nathália Lima nº 28
    Série: 1M4

    ResponderExcluir
  10. Tudo que fazemos são consequências de nossas ações,podendo ser boas ou ruins.
    O texo mostrou uma realidade , na qual o jardim só existiria se houvesse um jardineiro para cuidar dele. A mesma coisa acontece no nosso dia-a-dia ,do mesmo jeito que plantamos,depois vamos colher aquilo que foi plantado,ou seja,nossas ações.

    Rosa Clara
    1ºM3 N°27

    ResponderExcluir
  11. O pensamento que o texto passou, foi que tudo o que construímos na nossa vida, temos como base nossos pensamentos.
    Se idealizarmos um futuro sombrio, teremos um futuro sombrio, se idealizarmos um futuro iluminado, teremos um futuro cheio de luz e assim sucessivamente. Tudo o que acontece com o homem, é reflexo de seus pensamentos e tudo o que acontece com o mundo e com a sociedade é reflexo das ações do homem!
    É a famosa lei da vida, plantamos o que queremos colher e só colhemos se nós tivermos nossos próprios pensamentos e atitudes como base.

    Aluna: Letícia Fidalgo. Nº23
    Série:1ª Turma: M1

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O trabalho do jardineiro nada mas é do que nossas ações e pensamentos em um determinado ambiente. O meio que vivemos depende das nossas ações. Se elas são boas ou ruins isso cabe a cada pessoa. Se não cuidamos dos nossos "jardins" eles desapareceram. Cabe só a nos o amanhã.

    Aluna : Amanda Juliano
    Série : 1M3

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Esse texo nos ajuda a ter convivência com as pessoas do mundo inteiro isso mostra um exemplo do que platamos coisas boas nos sempre vamos ter certas ações e pensamentos em um determinada situação que nos vamos ser.


    Marcela Caetano nº15
    1ºM3

    ResponderExcluir
  16. De acordo com a máxima:Tudo que nós plantamos no futuro colheremos,sendo coisas boas ou ruins.
    Por exemplo:se nós plantarmos arroz colheremos arroz,mais se plantarmos espinhos colheremos espinhos."PLANTE,PORÉM COM CONSCIÊNCIA DA COLHEITA"

    Aluna: Pollyana s.caselli suruagy
    Turma:1º M4
    Nº 32

    ResponderExcluir
  17. O jardim e o jardineiro são personagens fictícios que, no entanto estão representando a realidade.
    O jardineiro somos nós; pessoas que constroem a sociedade através de nossas ideias e atitudes. E o jardim é o fruto de nossas ações; a vida.
    Nós temos a liberdade de fazer nossas escolhas e cabe a nós decidir se iremos utilizá-la para o bem de todos ou para o mal. Tudo depende de nossos atos: a sociedade, a vida, tudo é construído assim. Por isso devemos tomar decisões conscientes para erguer uma sociedade plena, feliz e justa.
    A sociedade é o espelho de nossas atitudes.

    Maíra Kali
    1º M3

    ResponderExcluir
  18. O jardineiro são os seres humanos, e o jardim suas atitudes, escolhas. Cada um sabe as escolhas que querem tomar, sendo boas ou ruins, dessa maneira traçando seu próprio caminho, e construindo sua vida. Todos os dias cultivamos nossos "jardins" com as ações que fazemos, as boas ações nos proporciona um "jardim bonito, bem cultivado", e as más ações fazem com o nosso jardim vá desaparecendo aos poucos.

    Rayane Quitéria n. 24
    1 ano M3

    ResponderExcluir
  19. O Jardim pode ser tudo aquilo que nós imaginarmos, o mesmo ser criado por nós os "jardineiros".
    Se plantarmos coisas boas coisas boas, colheremos coisas boas, mas se plantarmos coisas ruins, colheremos coisas ruins no nosso jardim.
    Se você tem seu pensamento mas ainda ele não veio na sua cabeça fique calmo porque sempre que há um jardineiro mais cedo ou mais tarde irá existir o jardim, ou seja, o pensamento.
    Aluno: Igor Jaloto de Lima
    N°: 14
    Turma: 1°M2

    ResponderExcluir
  20. O texto compara o jardineiro a nós e o jardim, ao que fazemos, refere-se que, tentamos construir algo semelhante a nossa imagem, inserindo nosso conhecimento. E para se conseguir o desejado, temos de saber, a nossa função na sociedade, para pensarmos e agirmos de maneira adequada. Nem sempre dependemos do jardim, mas o jardim depende de nós e sem jardim nós não seriamos o "jardineiro",
    e antes de criarmos nosso trabalho, temos de criar nós mesmos.

    Ana Clara nº 3
    1ºM4

    ResponderExcluir
  21. O texto explica que se não haver o jardineiro não haverá o jardim.
    E nós somos tudo o que pensamos, e se pensarmos no mau não seremos bons jardineiros e tudo ao nosso redor será ruim, por isso temos que pensar coisas boas para atrair coisas boas.

    Sabrina Machado Nº28 1ºM3.

    ResponderExcluir
  22. Esse texto nos mostra o quanto precisamos das pessoas, pois algumas nos alegram, nos divertem, já outras não são bem assim, mas essas poucas pessoas que nos fazem bem é só o que a gente precisa para poder viver bem .

    Isabella Roberta
    1º M1

    ResponderExcluir
  23. O texto quer dizer que os jardineiros somos nós os pensadores seres humanos e do mesmo modo que os jardineiros somos nós os jardins são nossos pensamentos. Não existe um pensamento sem seu pensandor. Um homem é feito dos seus pensamentos, eles vão decidir o seu carater, seu modo de viver.

    Aluno: Jean Naylton Nº15 1ºM2

    ResponderExcluir
  24. O texto faz referência as nossas atitudes, na qual, se plantamos coisas boas, colhemos coisas boas. No entanto, se plantarmos coisas ruins, não são lá as melhores que colheremos. Nós somos os 'jardineiros' da nossa história, ou seja, nós fazemos a nossa história, e o nosso 'jardim' é a consequência daquilo que fazemos.

    Natália Sousa
    1 M3

    ResponderExcluir
  25. Neste texto, pode-se entender que somos nós o jardineiro, o qual planeja o seu "jardim", ou seja, o seu agir na sociedade em que vivemos. Somos o que fazemos, o que transmitimos para os outros. Somos nós que formamos o lugar em que vivemos, fazemos dele um pouco de cada um de nós, ou seja, os nossos atos são o que mostramos ser para a humanidade.

    Joyce Karine
    1ª m4

    ResponderExcluir
  26. O texto basicamente define as consequências ou o que iremos ser se levarmos em conta o que pensamos ou o que fazemos. Você é o que você faz, o que você fala, o que você pensa. Sem ideias, pensamentos, atitudes, é como se você não vivesse, mas sim, apenas existisse. O que falta nas pessoas de hoje é esse poder de expressar suas ideias, buscar o que quer... Mas claro, de uma maneira respeitosa, honesta e ética.

    Aluna: Natália Barros 1M3

    ResponderExcluir
  27. Bom, no meu ponto de vista , o que o texto que mostrar , é que , como existiria um jardim sem um jardineiro , para cultiva-lo, dar-lhe carinho e cuida-lo ? Um jardim nunca existiria sem um bom jardineiro para que cuide dele . Levando isto para a nossa vida podemos fazer uma breve comparação , sendo assim , o jardim seira as nossas atitudes, e o jardineiro seria nós , ou seja o que fazemos, pensamos refleti diretamente no nosso "eu" .

    Julia amorim cardoso 1°m1

    ResponderExcluir
  28. O texto quer dizer que nós somos o jardineiro no qual nós temos muitos objetivos para alcançar e para isso, devemos correr atrás, fazer com que nós consigamos aquilo que é o nosso objetivo, ou seja, devemos plantar uma semente e fazer com que ela cresça para que cedo ou mais tarde, possamos colher o resultado da semente que plantamos, seja boa ou ruim, no qual, será as nossas atitudes, o resultado daquilo que nós queríamos.

    Aluna: Bruna Packeiser 1M3

    ResponderExcluir
  29. O jardim e o jardineiro representam a realidade em que vivemos. Nós temos a capacidade de pensar, isto nos permite refletirmos antes de qualquer atitude. Portanto, são através de nossos pensamentos e atitudes que se constrói um todo, uma sociedade. Se todos os seres humanos tivessem ideias positivas, a sociedade em que vivemos seria mais justa e igualitária.
    *Mas se a grande maioria prevalecer pensando e agindo de forma errada, a sociedade tende a ser um poço de desigualdade, discórdia,
    desonestidade e entre outros. Então pude concluir que tudo que fazemos reflete e contribui para o perfil da sociedade, sendo ela boa ou ruim.

    Aluna: Gabrielle Vila Nova
    Série: 1ºano M3

    ResponderExcluir
  30. Tudo o que fazemos é o fruto do que pensamos, sendo nossos pensamentos virados para o bem ou para o mal e assim construindo uma sociedade e cada vez mais aprimorando nosso grande jardim.

    Arthur Peticor Mei
    1ºano M3

    ResponderExcluir
  31. O texto nos compara ao jardineiro, e os nossos sonhos e metas a um jardim. Com isso temos a ideia que primeiro precisamos "plantar" nossa meta em um jardim, depois precisamos cultiva-la , pois nossos sonhos nunca irão se realizar se não corrermos atrás dos nossos ideais. Com isso podemos concluir que a árvore dará os frutos conforme a semente que foi plantada, assim como nossos sonhos, que só se realizarão a depender do nosso empenho.

    Aluna:Yasmine Soares Nº36
    Série: 1ºM2

    ResponderExcluir
  32. esse texto quis dizer que cada coisa depende de outra,como o jardim,por que se não fosse o jardineiro não existiria jardim,pois é o jardineiro que cuida do jardim,e se houvesse um jardim sem um jardineiro,esse jardim morreria,pois não haveria quem cuidasse dele,assim entendi-se que todas as coisas precisam de outras para serem realizadas.
    PAULO VICTTOR Nº31 M4

    ResponderExcluir
  33. Na minha opinião nós somos o Jardineiro e tudo que plantamos naturalmente colhemos, se plantarmos coisas ruins naturalmente receberemos coisas ruins, se plantarmos coisas boas também receberemos coisas boas a assim sucessivamente. Cada jardim depende do nosso empenho a tal coisa, se nos empenhamos muito temos uma belo jardim. Esse texto retrata o nosso dia a dia, o jardineiro somos nós e os jardins é o que queremos, nossos sonhos e etc.

    Maria Alinne- n°25
    1°ano M1

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Enquanto vivermos numa sociedade egoísta e espiritualmente primitiva, onde o centro de tudo for: EU, a vida para nós não terá sentido. Precisamos ter consciência que Deus não é apenas o ponto de partida de nossas vidas... Ele é a fonte dela!
    Para vivermos numa sociedade justa, é necessário sabermos que na vida existem propósitos, regras que precisamos cumprir para que haja um resultado de amor, um resultado duradouro.
    O texto do jardim e do jardineiro, reflete nos propósitos que Deus tem pra nós, ou seja, vivermos em comunhão, ajudar ao próximo.
    A corrupção, o egoísmo e a avareza são adjetivos que contribuem para uma vida sem brilho, sem sentido.

    Concluindo: O jardineiro somos nós, e o jardim é o mundo em que vivemos, por tanto, precisamos rever nossas atitudes para nos tornarmos pessoas melhores e vivermos numa sociedade mais justa.

    Nathália Ingrid - n°22
    1° ano M3

    ResponderExcluir
  36. o que nos faz pensar nesse comentário é que na sociedade em que vivemos cada ser humano depende de outro, assim um aluno depende de um professor para aprender, um filho precisa de um pai depende de um filho para ser educado, e assim sucessivamente, fazendo do nosso próximo o nosso jardim, e nos fazendo pesar que somos o jardineiro do nosso próximo

    Thiago Silva Mendes 1ºM2

    ResponderExcluir
  37. na minha opinião o jardineiro são as pessoas que tem uma mente aberta para o mundo,quem tem essa mente aberta geralmente abre-se portas para um 'jardim',que nesse caso seria a felicidade que podemos alcançar

    Abner,Nº:2,1ºm²

    ResponderExcluir
  38. Acho que o texto fala um pouco sobre que não há como construirmos algo sozinhos,pois precisamos de vários pensamentos,ou seja, nada é feito por apenas uma pessoa ou um pensamento e sim por várias pessoas e várias formas diferentes de pensar.
    Stephanie Iara,1°m³.

    ResponderExcluir
  39. O que se encontra no ínicio o jardim ou o jardineiro?

    O jardineiro.Pois ele quem cultivou e idealizou o jardim.Sem o pensamentoo não existira o jardim.O que o ser humano pensa,realizar,cria e inova.É através do pensamento que podemos expor o que pensamos.Imagine que esse jardim fosse um sonho...antes um terreno baldio com lixo e matos ,garrafas quebradas,latas,vidros quebrados enfim mas o jardineiro sonhou idealizou e criou o inesperado acontecer.O sonho virou amor com a terra o jardim brotou.


    Ygor de Almeida Ribeiro ®
    Turma:1ºM4
    N:39

    ResponderExcluir
  40. Quem nao planta jardim dentro, nao planta jardim por fora, e nem passeia por eles.
    O texto que falar que nos devemos abrir a cabeça pra novos planos , e que temos que ter companhia que tem um pensamento melhor para descobrir algo interessante, e temos que mudar nossas atitudes para vivemos em um lugar , em um planeta melhor.


    Colégio Souza Leão
    Aluno: Dhanrley R. Souza
    Professor(a):Rosângela
    Série: 1°m4
    N°:16

    ResponderExcluir
  41. Esse texto representa que tudo que fizemos vão ter consequencias futuramentes em nossas vidas.Então primeiramente devemos pensar no que vamos fazer antes de colocar em pratica,para assim não termos resultados ruins,e sim termos resultados muito bons.Na minha opinião o texto fala que devemos pensar em conjunto para termos resultados bons,mas sempre pensando em algo bom,para assim vivermos numa sociedade mais justa.


    Aluna:Marília Cabral
    Série:1M3

    ResponderExcluir
  42. A idéia que o texto quer passar é que tudo e todos estão ligados de alguma forma e que não adianta termos várias idéias se não lutarmos para que elas aconteçam, ou seja, temos que ter o jardineiro para cuidar do jardim.

    Maria Heloisa
    1 ano m1

    ResponderExcluir
  43. O texto retrata que na vida precisamos da ajuda de outras pessoas e não sendo egoísta e pensando só em si mesmo.Sem o jardineiro o jardim não iria ter plantações,assim isso mostra que precisamos das pessoas,na sociedade.Com isso teremos pessoas de caráter e principalmente de humildade,porque caridade e trabalhar em grupo é o que as pessoas estão precisando,para assim termos um mundo bem melhor.
    Flaviane Conceição 1º m3

    ResponderExcluir
  44. Esse texto existe uma relação entre um jardineiro e seu jardim onde um depende do outro pois sem o jardineiro nao existe um jardim, ou seja, é uma metáfora da nossa vida social que hoje em dia cada um depende do outro pois tendo cada uma sua função necessária para a sociedade e dela se depende várias pessoas, a partir dessa ligação entre as pessoas existe dependencias sendo elas no meio familiar ou social.
    Temos que fazer bem as nossas atividades para que outras pessos que dependem dela não saiam prejudicadas temos que ser como o jardineiro ter uma mente de sonhos positivos trazidos para nossa vida, nosso dia-a-dia.

    Rodrigo Bastos / Número: 35º / 1°M1

    ResponderExcluir
  45. Pois para que posamos encontrar o que achamos de melhor para nos, temos que zelar(cuidar) dos nossos objetivos atuais,assim nunca trocando um certo por um duvidoso,e tudo que nos colhemos agora e no futuro são consequências de nosso comportamento no passado,então entendemos que devemos pensar em oque é de melhor para nosso futuro.

    Célio Lins/Número:09/1ºm2

    ResponderExcluir
  46. O texto nos reflete a ideia de que tudo que plantamos e cultivamos na vida,positivo ou negativo,vamos colher do mesmo modo.Se o Jardineiro possui pensamentos positivos,logo então ele fará com que seu jardim permaneça florido,contudo,se o mesmo mantém ideia negativas em sua trajetória de vida,irá receber da mesma maneira como "Colheita".

    ResponderExcluir
  47. O Texto mostra que tudo tem seus dois lados, que uma coisa depende de outra coisa.Esse texto e para nos refletirmos que tudo o que nos plantamos seja bom ruim vamos colher se plantarmos coisas boas colheremos coisas boas.

    João Pedro do Nascimento
    1ºM2 nº16

    ResponderExcluir
  48. Ele mostra que vivemos em sociedade, e dependemos um dos outros, para que se possa viver em harmonia. Ele também mostra que nós somos o que fazemos, da forma que agimos tomamos caminhos diferentes.

    ResponderExcluir
  49. O texto que montrar que tudo para acontecer tem que ter algo.E pra conseguimos algo temos que fazer.

    Robson Lucas
    1ºm1

    Obs: Esse comentario e di Robson Lucas.

    ResponderExcluir
  50. De acordo com o que entendi, o jardim e o jardineiro representam: nós nossas ações e as consequências delas. Nós somos os jardineiros e aquilo o que fazemos são os nossos jardins, ou seja, colhemos o que plantamos. Um bom exemplo disso são os pais e os filhos; os pais são os jardineiros que cuidam com amor e dedicação de seus jardins (filhos) para eles darem belos frutos. Nós não somos o que pensamos e sim o que fazemos.Nossos pensamentos são a base de tudo, porem temos que agir para concretizá-los. Vivemos em uma sociedade e cada um tem um papel, responsabilidades, temos que fazer a nossa parte por menor ou mais simples que sejam nossos atos eles são extremamente importantes, somos indivíduos responsáveis por nossos atos e devemos arcar com as consequências de nossas ações.
    Enfim: apesar de vivermos em uma sociedade cada um tem o seu papel individual, temos obrigações e devemos cumpri-las independente dos outros, pois se cada um fizer sua parte conseguiremos uma sociedade mais justa e honesta.


    Carolina Leite nº:11
    1m4

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Para que pudesse existir um jardineiro, obviamente precisa-se existir um jardim. A palavra jardineiro deriva-se de jardim, e o mesmo tem esse nome por cuidar dele.

    ResponderExcluir
  53. O texto faz que nos paremos para pensar , que se nos plantarmos coisas ruins no nosso jardim , iremos colher coisas ruins , mas se plantarmos coisas boas iremos colher coisas boas. Nós somos o jardineiro e o jardim é a nossa vida .

    Anny Caroline n°7
    1m2

    ResponderExcluir
  54. O jardineiro somos nos que devemos construir o que pensamos,o jardim, superando todas as dificuldades,para que consigamos vencer na vida.
    imagine um mundo onde as pessoas não realizam o que pensam.
    se o pintor não existisse, os quadros não se pintariam sozinhos.
    se o cozinheiro não existisse, nunca poderíamos provar a arte da sua culinária.
    e se não nos esforçarmos nunca conseguiremos o que desejamos.

    Beatriz veloso lima n°08

    ResponderExcluir
  55. Que um jardim sem jardineiro logo logo ele desaparecera, e que uma pessoa e composta por outra que tenha um pensamento bom. E que temos que cuidar do nosso jardim para que ele brote flores perfeitas.

    ResponderExcluir
  56. O texto quis mostrar que para colhermos coisas boa na vida temos que plantar.Para que o jardim brote flores bonitas o Jardineiro tem que cuidar dele.

    Rafaella Amanda 1M2 26

    ResponderExcluir
  57. Um depende do outro, cada um proporciona coisas boas para eles mesmo.Para o jadim ficar florido o jardineiro tem que cuidar.

    ResponderExcluir
  58. O jardineiro são os pessoas e que dependendo de seus pensamentos, bons ou ruins, o mundo ira crescer para melhor ou para pior tudo deve ser seguido na ordem correta.

    ResponderExcluir
  59. Esse texto que mostrar que nossas escolhas dependem de bons pensamentos e para que haja um jardim cheio de coisas boas.

    ResponderExcluir
  60. Todos nos somos jardineiros, e temos o nosso proprio jardim, existem jardineiros que cuidam muito bem do seu jardim, já outros esperam que, outros jardineiros cuidem de seu jardim, então use o seu jardim para fazer boas coisas e sempre cuide muito bem dele.

    ResponderExcluir